
As redes sociais podem parecer a melhor forma de divulgar sua arte, mas será que você realmente deve depender delas? Muitos artistas investem tempo e energia em plataformas como o Instagram, por exemplo, esperando que seus trabalhos alcancem um grande público. No entanto, confiar exclusivamente nessas redes pode ser um grande erro, um tiro no pé.
Nesse post:
Não dá pra confiar
Temos o seguinte cenário: várias redes banidas pelo mundo afora. Aqui no Brasil, já tivemos o X banido por um mês. As redes Locals e Rumble já saíram do país.
Agora, o dono da Meta fez um pronunciamento e vai desativar um programa de checagem de fatos em sua plataforma, e isso tem gerado reações no judiciário. Uma verdadeira novela... se isso pode causar a saída da Meta do Brasil, não sei. Não acho impossível. Acho difícil, mas não impossível.
E se o Instagram for suspenso?
A gente sabe que isso pode causar um problemão, um grande impacto no trabalho de milhões de pessoas no país. Um grande problema econômico! São muitos e muitos empreendedores trabalhando principalmente em plataformas da Meta. Não podemos esquecer que o Whatsapp também faz parte. E depois, o Threads e Facebook...

Qual seria a saída?
Recomendo fortemente que você, artista, use estratégias que podem garantir sua divulgação no digital e que possa trazer autonomia para o seu trabalho, sem depender de plataformas de terceiros.
Porque essas plataformas são terrenos emprestados, não nos pertence. O ideal é que você tenha seu próprio terreno.
Esses são meus sinceros conselhos:
Tenha um site próprio
Tenha um blog
Construa sua base de contatos (clientes)
Envie newsletter através de alguma plataforma
Esteja em redes sociais alternativas
Explico muito mais, com passo a passo, em um vídeo que fiz para meu canal do Youtube. Assista aqui:
Receba minhas Cartas de Artista - minha newsletter semanal com muitos insights, inspirações - e muito OURO para artistas. Clique aqui e se inscreva gratuitamente.
Comments